Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075 / 3125-8850
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Data publicação: 04/09/24 | Fonte: Diario de Pernambuco

Certificado reconhece a segurança e qualidade da UTI do Hospital Jayme da Fonte

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) acreditou a unidade hospitalar novamente

Por: Marina Costa - Estúdio DP

Segurança, qualidade e humanidade no atendimento, esses são alguns dos fatores mais importantes dentro de uma unidade hospitalar. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde os pacientes estão em condições mais críticas, as normas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que devem fazer parte da rotina dos hospitais, exigem um nível elevado de rigor e dedicação. Em Pernambuco, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) reconheceu através da EPIMED, mais uma vez, a excelência no atendimento intensivo do Hospital Jayme da Fonte.

A certificação reforça o compromisso da unidade com a implementação das práticas que garantem a segurança e o bem-estar dos pacientes internados. São elas: identificar o paciente corretamente, melhorar a segurança na administração de medicamentos de alta vigilância, melhorar a eficácia da comunicação entre as equipes, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.

"As regras de segurança têm uma grande função: normatizar os processos de cuidado no serviço de saúde a todos os usuários. Assim, os colaboradores podem seguir processos e evitar ações arbitrárias", explica o coordenador da UTI do Jayme da Fonte, Silas Lima. "O cuidado de saúde depende totalmente do trabalho das pessoas. Assim, pensamos em conjunto e evitamos os eventos adversos dentro da Unidade de Terapia Intensiva".

Pensando em reduzir o número de eventos adversos e oferecer o melhor serviço de segurança, o HJF promove uma rotina de capacitação frequente da sua equipe multidisciplinar com a elaboração de um plano de cuidado e plano terapêutico. Além disso, os profissionais da saúde também interagem diretamente com o paciente e os familiares para explicar o passo a passo da internação e o porquê de cada procedimento realizado desde a sua admissão na unidade hospitalar.

Por isso, a supervisora da UTI do Hospital Jayme da Fonte, Cássia Souza, enfatiza que a gestão dos riscos é uma prioridade desde a chegada do paciente ao hospital. "Contamos com protocolos rigorosos para os cuidados diários, desenvolvidos para nossa equipe de profissionais da UTI. Ao receber um paciente, identificamos imediatamente os riscos e ajustamos nossa abordagem de acordo com as necessidades específicas de cada caso, garantindo a segurança do paciente durante todo o período de internação", conta.

Além da Unidade de Terapia Intensiva que cumpre todas as normas de qualidade e tem acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes certificadoras na área de saúde do país; e certificação AMIB, o Hospital Jayme da Fonte conta com equipes multidisciplinares e de referência em diversas áreas. A unidade também possui um centro de diagnóstico por imagem, urgência e emergência 24h, e consultas ambulatoriais.