Quando é preciso fazer cirurgia para um problema no quadril? Especialista tira dúvidas
Ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, fala sobre causas e tratamentos dos problemas no quadril
Por Vitória Floro
As dores e problemas no quadril são queixas recorrentes nos consultórios de ortopedia e podem afetar pessoas de todas as idades. Segundo o médico ortopedista Alexandre Galvão, do Hospital Jayme da Fonte, "os problemas mais comuns que levam o paciente a procurar o consultório de ortopedia de quadril são as tendinites, bursites, artrose, necrose de cabeça de fêmur, síndrome do piriforme e atrito da banda ílio-tibial." Cada uma dessas condições pode gerar diferentes graus de dor e limitação, levando à necessidade de tratamentos específicos.
Tratamentos convencionais
Inicialmente, para casos como tendinites e bursites, são recomendados tratamentos convencionais, que incluem fisioterapia, aplicação de gelo (crioterapia) e o uso de anti-inflamatórios. Em alguns casos, conforme explica o médico, é possível avançar para o uso de medicações aplicadas diretamente nas articulações e tendões inflamados quando os tratamentos iniciais não se mostram eficazes.
Abordagem cirúrgica
Quando os tratamentos convencionais não oferecem os resultados esperados, como a artrose de quadril, um problema comum em pacientes mais idosos, a solução pode envolver procedimentos cirúrgicos. O tratamento cirúrgico para artrose, por exemplo, frequentemente exige a substituição da articulação do quadril por uma prótese.
"Existem, hoje, materiais com durabilidade maior, especialmente para pacientes mais jovens, o que reduz a necessidade de revisão da prótese ao longo dos anos", afirma o especialista.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças articulares, como a artrose, têm aumentado devido ao envelhecimento da população e ao aumento da expectativa de vida, o que reforça a importância de cirurgias como a substituição do quadril para manter a autonomia desses pacientes.
Novo bloco cirúrgico
O Hospital Jayme da Fonte está preparado para atender essas cirurgias, com um bloco cirúrgico recentemente inaugurado. "Esse novo bloco oferece um ambiente seguro para realizarmos artroplastias de quadril, com todo o aparato necessário para garantir um procedimento seguro e eficiente, utilizando o que há de melhor no mundo atualmente", descreve o ortopedista.
Prevenção
Além dos tratamentos, a prevenção é fundamental para reduzir a incidência de problemas no quadril. Galvão destaca que "uma das principais medidas preventivas é o hábito de praticar atividade física, que melhora a força muscular e o equilíbrio."
Para idosos, é essencial adotar precauções em casa, como a remoção de tapetes e a instalação de suportes em locais estratégicos, a fim de evitar quedas que podem causar fraturas no quadril. Já para adultos jovens, o médico sugere moderação em atividades físicas de alto impacto, como o crossfit, que pode acarretar lesões articulares devido ao esforço excessivo.