Carnaval: Qual a importância de uma boa noite de sono nos dias de folia?
O pneumologista Isaac Secundo, especialista em distúrbios do sono, orienta
Por Gabriela Castello Buarque
O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano por muitos brasileiros e, principalmente, pernambucanos. Marcada por uma programação intensa de longos dias e noites de festa, a rotina agitada da folia de momo pode comprometer um elemento essencial para o bom funcionamento do corpo: o sono.
Segundo o pneumologista Isaac Secundo, do Hospital Jayme da Fonte, especialista em distúrbios do sono, descansar e ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde, uma vez que faz parte de um processo ativo e essencial para diversas funções do organismo.
"Durante o sono, ocorrem reações químicas que são extremamente importantes para o nosso bem-estar, como a liberação do hormônio do crescimento, a sedimentação de memórias no sono REM e o descanso do corpo no sono não REM, explica o especialista.
Em períodos de festas, como o Carnaval, é comum que as pessoas reduzam suas horas de sono para aproveitar a folia. Porém, essa privação de sono, seja ela voluntária ou involuntária, de acordo com o especialista, pode gerar uma série de efeitos adversos, afetando o desempenho cognitivo e físico do indivíduo.
"A privação de sono pode lhe deixar mais lento, causar perda de memória, causar mal-estar, fadiga, dor de cabeça, entre outros sintomas. Por isso, para quem vai brincar, orienta-se compensar esse déficit, durante o dia, por exemplo. O ideal é dormir o que o seu corpo precisa para se recuperar, orienta o especialista.
A insônia, por outro lado, é considerada uma privação de sono involuntária e pode tornar ainda mais difícil o descanso adequado. Para algumas pessoas, mesmo após longas horas de festa, ou de trabalho, adormecer pode ser um desafio. Isaac explica que, nesses casos, as causas são variadas e geralmente envolvem fatores emocionais.
"A insônia pode se manifestar como uma dificuldade para iniciar ou manter o sono. Em grande parte dos casos, ela está relacionada a fatores emocionais, preocupação no trabalho, assédio moral, um familiar doente
Por isso,o tratamento passa por técnicas de terapia cognitivo-comportamental para identificar e lidar com essas questões. Alguns pacientes podem precisar de medicação no início do tratamento, mas sempre com acompanhamento médico, destaca Isaac Secundo.
Para evitar os efeitos da privação de sono e minimizar os riscos da insônia, organizar a rotina, tentando dormir algumas horas durante o dia caso a folia se estenda pela noite, é uma estratégia que pode ser bastante eficaz.
"O sono é fundamental para o nosso bem-estar. Antes pensávamos que o sono seria apenas um momento de relaxamento do corpo, mas isso não é verdade. Vários processos acontecem à noite, como a liberação de hormônios. Então o sono é muito importante para que se restabeleça o equilíbrio e você continue trabalhando e vivendo bem, conclui o especialista.