Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075 / 3125-8850
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h) Resultados de Exames
Data publicação: 19/02/25 | Fonte: Diario de Pernambuco

Consumo excessivo de álcool é perigoso para os foliões

Durante as festividades, o número de emergências cardiológicas costuma aumentar significativamente

Por: Luíza Cabral Saraiva - Estúdio DP

O consumo excessivo de álcool associado ao esforço físico, a desidratação e a mistura com energéticos podem resultar em uma combinação perigosa para quem vai pular carnaval: a "síndrome do coração festeiro" ou "síndrome do coração pós-feriado". Esse problema agudo no ritmo cardíaco é ocasionado pelo consumo alcoólico excessivo e por isso, tem uma maior incidência durante os períodos festivos.

Palpitações, falta de ar, tontura, desmaio, fadiga, sensação de angústia, forte sensação de vibrações e desconforto no peito são alguns dos sintomas da principal arritmia relacionada à síndrome do coração festeiro, a fibrilação atrial. Segundo o cardiologista do Hospital Jayme da Fonte, Marcelo Magalhães, apesar de assustar os desavisados, esses quadros de arritmia geralmente revertem a normalidade em torno de 24h.

No entanto, ele também ressalta que até pessoas que não possuem problemas cardíacos podem sofrer com essa condição. As pessoas que já possuem arritmia ou insuficiência cardíaca devem prestar mais atenção durante as festividades, pois elas possuem uma chance maior de desenvolver a síndrome e terem consequências graves à saúde, incluindo risco à vida. Marcelo reforça: Se os sintomas surgirem durante ou mesmo após o consumo excessivo de álcool, é fundamental procurar uma emergência para atendimento médico.

"Para diminuir as chances de ter coração festeiro, as pessoas devem ingerir bastante água para se manterem bem hidratadas, evitar o consumo excessivo de álcool e a combinação com substâncias com alto teor de cafeína, como os energéticos, que podem potencializar o efeito do álcool", orienta o especialista. "A dica é brincar com moderação, evitando os excessos que podem provocar sérios problemas à saúde e estragar a festa", finaliza.

Próximo ao marco inédito de 70 anos, o Hospital Jayme da Fonte, consolidado no Polo Médico do Recife, é reconhecido por sua qualidade e segurança na oferta dos serviços na área de saúde, inclusive no setor de cardiologia. O HJF é um moderno complexo hospitalar, com mais de 200 leitos, UTIs completas, e serviços de urgência e emergência 24h em traumato-ortopedia, bem como clínica médica, cirurgia geral e cardiologia. Dispõe, ainda, de um centro de diagnóstico por imagem completo e uma rede ambulatorial com diversas especialidades.

Dicas para não sobrecarregar o coração durante o Carnaval

1. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não as misture com bebidas cafeinadas (como energéticos);
2. Hidrate-se, alimente-se e descanse de maneira correta;
3. Conheça as suas limitações. O esforço excessivo sem o condicionamento físico necessário só irá comprometer o seu coração;
4. Caso tenha dúvidas, consulte-se com um médico antes da folia para confirmar o funcionamento adequado do seu sistema cardiovascular.