Aumentam os casos de dor no quadril entre jovens
Problema pode ser causado por diversos fatores
Por Thalis Araújo
O quadril é formado por um conjunto de músculos, ossos e ligamentos. Estes elementos unem a pelve ao fêmur, o que possibilita a sustentação de peso do corpo do ser humano e garante o pleno caminhar. As dores nessa região do corpo podem ter diversas causas, comprometendo a qualidade de vida do paciente.
Doenças como artrose, bursite, tendinite e fraturas têm potencial risco de desencadeamento por fatores como traumas e inflamações. O envelhecimento populacional também pode trazer esse tipo de patologia, uma vez que surgem, ao longo da vida, as condições degenerativas.
Contudo, segundo o ortopedista Isaías Fernandes, do Hospital Jayme da Fonte, o público jovem também tem apresentado crescentes nos casos de dores no quadril, ou dores articulares, como também são conhecidas. Esses incômodos têm sido resultado, conforme explica o especialista, da prática intensa de exercícios de alto impacto, como, por exemplo, corrida, crossfit e uso excesso de carga.
"O excesso nesses exercícios pode desempenhar um papel importante no acometimento da dor no quadril. Sentir isso significa que alguma coisa aconteceu. Dor é um sinal de alerta, é um sinal de fuga. Se o indivíduo sentir dor no quadril, ele deve procurar assistência de um profissional especializado, seja ele de qualquer idade", aconselha o profissional.
Tratamento
Fernandes acrescenta ainda que a procura por um ortopedista que tenha formação suficiente naquela determinada área vai viabilizar o diagnóstico correto. Assim, por mais incômoda que seja a doença, o paciente poderá ter acesso a um tratamento mais efetivo. Isaías afirma ainda que, devido aos avanços tecnológicos, principalmente na área da saúde, existe inovação nos tratamentos das dores na região do quadril.
"Hoje, o tratamento da dor tem uma gama imensa de cuidados que podem ser executados, desde infiltrações articulares para o controle da dor em pacientes com artrose, passando pelas inervações de quadril, pela prática regular de alguns tipos de atividades, como, por exemplo, pilates e hidroginástica. A própria musculação e medicações orais são extremamente efetivas no tratamento de tal condição", acrescenta ele.
Cuidados
Para a prevenção das dores no quadril, Isaías também ressalta que o início da prática de exercícios de alto impacto não pode ser de forma repentina, intensa e precoce, porque pode causar problemas futuros nos pacientes.
"São indivíduos que nunca correram, nem nunca fizeram uma caminhada e querem começar aquilo de uma forma muito rápida. Impacto gera ainda mais impacto", finaliza.
